SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL ANALISARÁ A CONSTITUCIONALIDADE DO AUMENTO DA TAXA SISCOMEX

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) analisará a constitucionalidade do aumento da taxa Sistema Integrado do Comércio Exterior (SISCOMEX), ocorrida em 2011, por meio de portaria, dando nova perspectiva ao debate e aos interesses e direitos de os contribuintes reaverem os valores pagos indevidamente nos últimos 05 anos.

 

O STF reconheceu haver questão constitucional em recurso que discute a constitucionalidade da Portaria nº 257, editada pelo Ministério da Fazenda em 23 de maio de 2011, e que elevou, em praticamente 500%, o valor da taxa de utilização do SISCOMEX, sistema informatizado responsável por integrar as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior.

Diante do prejuízo acarretado pelo aumento exagerado representado pela portaria em comento, diversas empresas ingressaram no Judiciário discutindo a legalidade e inconstitucionalidade do ato normativo.

O STF, até então, possuía o posicionamento de que a discussão não comportava análise porque inexistiria ofensa direta à Constituição Federal, entendendo que o debate seria restrito à análise se a portaria estaria em conformidade com a Lei nº Lei nº 9716, de 26 de novembro 1998, que dispõe sobre o imposto de exportação e dá outras providências.

No entanto, ao apreciar o Recurso de Agravo Regimental interposto no Recurso Extraordinário 959.274, a Primeira Turma do STF, sob a relatoria da Ministra Rosa Weber, revisando o posicionamento anterior, decidiu que o tema comportava análise sob o aspecto constitucional.

Dessa maneira, o STF avaliará se é constitucional o aumento de alíquotas de taxas por meio de ato normativo infralegal, sobretudo quando o poder legislativo não fixa critérios mínimos e máximos para uma eventual delegação tributária.

Fonte: Notícia relativa ao Ag. Reg. no RE 959.274, Primeira Turma, Relatora Min. Rosa Weber, julgamento ocorrido em 29.08.2017.

Fale Conosco

Preencha o formulário abaixo, em breve retornaremos o contato.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

× Como posso te ajudar?